terça-feira, 18 de junho de 2013

Alimentando a Juventude da Pele




Continuando com a série de beleza, hoje falaremos mais um pouquinho sobre como cuidar da pele do corpo.

Segundo as autoras do livro “Idade Biológica” Eliana Guimarães Pyhn e Maria Lúcia dos Santos, a pele do corpo equivale a um “terceiro Rim” ou um “terceiro pulmão”. Através dela, resíduos tóxicos e indesejáveis são eliminados do nosso organismo. Sua permeabilidade permite que partículas vindas do exterior penetrem no organismo, melhorando ou piorando seu aspecto.

A pele é o reflexo mais externo e visível da nossa condição orgânica. Assim, seu viço, sua maciez, brilho e jovialidade dependem da composição do sangue, do nível de intoxicação orgânica, das reservas nutricionais, da circulação periférica e das agressões externas, principalmente as causadas pela exposição exagerada ao sol.

Alguns alimentos tornam o sangue mais ácido prejudicando todo o metabolismo, favorecendo reações alérgicas, quadros depressivos e envelhecimento da pele.

Podemos citar como exemplo de alimentos aciudificantes:

·         Carnes em geral, em especial a carne vermelha;

·         Açúcar;

·         Leite;

·         Produtos industrializados: embutidos, enlatados, pratos prontos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc;

Para recuperar e manter a alcalinidade do sangue e obter uma aparência mais jovial, podemos adotar uma dieta a base de alimentos alcalinizantes como:

·         Frutas, verduras e legumes, principalmente crús;

·         Iogurte natural ou coalhada;

·         Cereais integrais;

·         Fibras.

Para manter a juventude da pele não basta a utilização de cremes de beleza. Eles ajudam é verdade, mas precisamos observar também os fatores internos que contribuem para uma aparência mais bonita.
Fonte:livro “Idade Biológica”de  Eliana Guimarães Pyhn e Maria Lúcia dos Santos, editora Senac São Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada Por sua visita!
Flor de Maio